8 dicas sustentáveis para sua casa

O futuro do planeta depende de como cada um de nós utiliza os recursos naturais. Ser sustentável em casa e no dia a dia é um passo importante para garantir esse futuro.

Para começar a levar uma vida mais sustentável bastam pequenas atitudes. O melhor é que, na maioria das vezes, essas ações não apenas ajudam a preservar o meio ambiente como também geram economia para o nosso bolso e trazem mais saúde para nossas vidas.

Listamos abaixo algumas atitudes simples que podem fazer uma grande diferença para um mundo mais sustentável.

Água antes de tudo

Economize água. Este é o recurso mais importante para a vida no planeta. Feche torneiras enquanto escova os dentes, reduza o tempo no chuveiro, reaproveite a água descartada pela máquina de lavar, troque a descarga de válvula por caixa acoplada.

Poupe energia elétrica

Alguns cuidados ajudam na economia e também no bolso. Retire os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados, utilize lâmpadas econômicas, apague a luz em ambientes onde não há pessoas, não deixe rádio, TV e computadores ligados quando não estiverem em uso, aproveite a luz natural do dia abrindo as janelas.

Evite desperdícios de comida

Cozinhe apenas a quantidade certa que será consumida. Congele as sobras para outras ocasiões. Busque receitas que aproveitem ao máximo os alimentos.

Economize papel

Imprima os dois versos da folha, use papel reciclado, reutilize papeis velhos para rascunho.

Separe o lixo

Mesmo que não seja possível fazer uma separação detalhada, distinguindo papel, metal, vidro etc., mantenha dois lixos: um para resíduos orgânicos e outro para o lixo seco.

Cultive seus próprios temperos

Faça uma pequena horta em casa e tenha alimentos mais frescos, saudáveis e saborosos, além de um passatempo relaxante.

Evite sacolas descartáveis

Na ida ao mercado, leve sempre sacolas reutilizáveis. Quando não for possível, dê preferência a sacos e caixas de papel.

Nunca jogue óleo na pia

Armazene-o em garrafas e depois faça o descarte correto.
Por fim, tenha sempre em mente os três pilares da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Com essas pequenas atitudes você contribui, e muito, para um mundo melhor e mais sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *